Há alguns tipos de sistemas tais como:

Sistema Franklin

É composto por uma haste de cobre que fica ligada a dois condutores e dois sistemas de ligação à terra. Ele foi o primeiro para-raio inventado por Benjamin Franklin, em 1753. Este sistema é indicado para edificações de médio porte com aproximadamente 45 metros, mas também pode ser utilizado para edifícios maiores, onde temos regiões descobertas com permanência de público próximas ao ponto mais alto da edificação, onde o para-raio Franklin aumentará o grau de proteção do SPDA para que a região descoberta fique protegida.

Gaiola de Faraday

Ela é feita por meio de uma combinação de condutores com ligação à terra, que são colocados a distâncias específicas, dependendo do nível de proteção desejado, formando uma gaiola em volta da construção.

Método das Malhas

Consiste em alguns condutores de malha que ficam na cobertura dos telhados e nas paredes laterais das casas e prédios. Enquanto os para-raios tradicionais protegem apenas alguns pontos específicos, o método das malhas consegue abranger uma área maior.
Através de cálculo é definido a classe do SPDA e dessa forma podemos definir as dimensões das malhas para o máximo desempenho do SPDA através da tabela fornecida pela NBR 5419.

Deixe seu Comentário