Um projeto de incêndio, também conhecido como Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) ou Projeto de Combate a Incêndio, é um conjunto de documentos e medidas técnicas destinadas a prevenir, detectar e combater incêndios em uma edificação, minimizando riscos e danos a pessoas e patrimônio. Ele inclui a instalação de sistemas de segurança, como extintores, hidrantes, sprinklers e alarmes, além de planejar rotas de fuga e sinalização de emergência.
Os projetos de incêndio devem seguir as normas técnicas e legislações específicas do Corpo de Bombeiros e da região onde a edificação está localizada, como a NBR 10.897 e a NBR 10.898, entretanto, em Pernambuco, o código que rege dando todo o norte de como se usar o sistema preventivo é o COSCIP.
O PSCIP deverá conter o Memorial Descritivo, que é um documento onde possui, de forma detalhada, todo o sistema empregado, com cálculos que justificam o emprego de alguns dispositivos.
As plantas deverão estar carimbadas pelo Corpo de Bombeiros após a análise de um profissional habilitado dentro da Corporação.